Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/divinavo/webapps/ROOT/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/divinavo/webapps/ROOT/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2862

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/divinavo/webapps/ROOT/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Casa de Repouso | Divina Vó - Dicas de Segurança para Idosos

Dicas de Segurança para Idosos

Por Luana Almeida

Envelhecer com qualidade de vida é um desejo que precisa ser alcançado. Com o avanço da idade, além dos problemas comuns de saúde que o envelhecimento das células pode acarretar, outros desafios podem ser encontrados.

A casa, por exemplo, que antes era um refúgio de segurança e bem estar, pode se tornar uma verdadeira inimiga do idoso, trazendo riscos até para a sua vida. Pois os riscos de acidentes domésticos são muito altos nessa faixa etária. 70% das quedas entre idosos acontecem dentro de casa, de acordo com o Ministério da Saúde. 30% destes acidentes causam a morte de idosos e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, principalmente, no joelho e no quadril.

Isso porque, na terceira idade, algumas condições físicas contribuem para estes números elevados, como a redução dos reflexos, a fraqueza muscular, a alteração de noção espacial, as dores articulares, entre outras.

Por isso, medidas preventivas precisam ser tomadas para que nada venha oferecer um perigo real para a integridade física dos idosos.

O aposentado Alcino Elias, de 60 anos, é cego da vista esquerda e mora sozinho. Para ele, o cotidiano diário ainda é mais desafiador do que quando ele tinha uma vida ativa e trabalhava.

“Todo dia é uma dificuldade para comer e tomar banho. Atividades que antes eram simples, estão ficando cada dia mais difíceis. Outro dia a moça que trabalha aqui mudou o sofá de lugar e eu bati meu joelho com toda força”, diz o aposentado.

No caso do Sr. Alcino foi apenas um machucado, mas este tipo de acidente poderia ter resultado em algo pior. Para evitar esse tipo de problema, pequenos hábitos devem ser incorporados na rotina do idoso. Mudanças de lugar dos objetos, por exemplo, devem ser evitados. Outros móveis podem ser adaptados ou substituídos. Trazemos aqui algumas dicas para diminuir os riscos de um acidente doméstico:

 

 – Barras de segurança. É muito importante a instalação onde for preciso para que o idoso tenha um apoio extra na movimentação. Lugares como banheiros o lado da cama são recomendados.

 

– Tapetes. Devem ser evitados. A maioria dos idosos tem dificuldade de se locomover e o tapete se transforma num obstáculo, pois criam um desnível que dificulta o passo.

 

– Troca dos pisos. A melhor opção são o pisos antiderrapantes, principalmente no banheiro por causa do perigo das quedas.

 

– Poucos objetos. Cômodos amplos e livres, com poucos móveis, permitem uma facilidade na locomoção, evitando tropeços.

 

– Iluminação. O ideal são os interruptores estarem próximos da cama, portas e sofá para facilitar quando eles levantarem no meio da noite, por exemplo.

 

– Medicamentos. Procure separar os remédios, agrupando-os em recipientes de acordo com o horário. Etiquetas e desenhos podem ajudar para que eles sejam tomados corretamente.

 

– Telefones de emergência. Faça uma lista com os principais telefones e deixe em um local de fácil acesso para o idoso. Números do familiares próximos, da Polícia Militar, dos Bombeiros e do Samu devem estar nesta lista.

 

 A funcionalidade na casa é a chave para a segurança dos idosos. Todos esses cuidados, além de zelar pelo bem estar do morador, ajudam na garantia da autonomia e na independência, melhorando assim, a qualidade de vida.

Nossas Unidades

João de Barro

Em Pendotiba, um bairro com clima ameno, cercado por exuberantes montanhas e reservas da Mata Atlântica, dispomos de acomodações projetadas para atender às necessidades primordiais de conforto, acessibilidade e segurança.

Vivenda do Colibri

Somos mais um conceito em hospedagem para idosos.Estamos localizados na rua do Horto Municipal de Itaipu. Nossa casa é linear,ampla,com muito verde,proporcionando conforto,acolhimento e segurança ao idoso. Venha nos conhecer!

Solar das Araras

Localizado no tranquilo bairro de Itaipu, cercado de muito verde, o Solar das Araras é um reduto de tranquilidade e paz, decorado com muito bom gosto para proporcionar a seus hóspedes o bem-estar e segurança de um legítimo lar.

Recanto do Sabiá

Em São Francisco, um bairro acolhedor e privilegiado por natureza, oferecemos uma ampla estrutura com espaços planejados, concebidos com harmonia e refinamento para proporcionar o máximo em tranquilidade e conforto.